Como conseguir o primeiro emprego mais rápido?

Todo jovem sabe que conseguir o primeiro emprego não é uma tarefa fácil. Afinal, a pouca idade implica em pequena ou nenhuma experiência. Porém, é importante manter a calma e não desistir da sua busca. Lembre-se disso: um dia todos começaram, não foi fácil, mas deu tudo certo.

Sendo assim, para te ajudar, preparamos algumas dicas práticas que contribuirão para otimizar a sua procura. Continue a leitura e comece já se organizar para encontrar seu lugar no mercado de trabalho. Vamos lá?

Busque qualificação para conseguir o primeiro emprego

Um dos primeiros passos para conseguir o primeiro emprego é buscar qualificação, uma atitude fundamental para ter destaque nos processos seletivos das empresas e obter conhecimento sobre áreas que possivelmente atuará.

Atualmente, não faltam opções para quem deseja estudar, inclusive, há alternativas gratuitas ou com valores bastante acessíveis. Entre as possibilidades estão os cursos técnicos, nos quais os estudantes podem aprender uma profissão do seu interesse.

Além disso, existem outros mais rápidos que contribuem para dar uma força para o currículo, como língua portuguesa e softwares de computador. Sem contar que existem opções de cursos online, que podem ser feitos diretamente de casa.

Por fim, para os concluintes do ensino médio, se planejar para fazer uma faculdade será algo muito valorizado pelos recrutadores e poderá abrir muitas portas.

Esteja preparado para a entrevista

Conseguir o agendamento de uma entrevista de emprego é um grande passo rumo a conquista da desejada vaga. Por conta disso, é importante aproveitar a oportunidade da melhor maneira, não é?

Ao receber o convite, esteja preparado para essa conversa. Para isso, pesquise sobre a empresa e seu ramo de atuação, isso demonstrará interesse e proatividade. Outra dica é cuidar da aparência, vista-se adequadamente e evite short, camiseta, decotes e roupas muito justas, saiba que nessa ocasião sua imagem conta muito.

Por fim, estude o caminho até o local marcado e chegue com antecedência. Assim, evita atrasos e consegue já controlar o nervosismo e a ansiedade.

Prepare um currículo de qualidade

O currículo é um documento essencial para qualquer pessoa que necessita encontrar um emprego, por isso ele deve ser elaborado com muita qualidade. Para um jovem, que ainda não tem muita experiência, a dica é valorizar os cursos que já fez e também estágio voluntário, que trazem valor ao currículo.

Além disso, escrever de maneira correta e sucinta é obrigatório, pois os recrutadores dispensam facilmente aqueles que contém erros ou são muito extensos. E claro, faça um cadastro no LinkedIn, que é uma rede social profissional que traz muitas vantagens aos candidatos.

Faça inscrição em programas de incentivo

Uma das formas de conseguir o primeiro emprego é por meio dos diversos programas das prefeituras, estados e governo federal, como o Jovem Aprendiz. Pesquise quais atendem sua região e faça a inscrição.

Geralmente, as vagas são para meio período e oferecem treinamento por meio de cursos conveniados. Outra vantagem é que não exigem experiência, sendo uma boa oportunidade para conseguir inserção no concorrido mercado de trabalho.

O que você achou dessas dicas para conseguir o primeiro emprego? Tem algo mais a sugerir? Deixe abaixo seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *